terça-feira, 6 de janeiro de 2009

OS REIS MAGOS DO PRESÉPIO

Hoje é o Dia de Reis! Não importa se são Magos, charlatães, do Oriente ou da Chinamarca, tal como se são dois, 3 ou 30 também não está em discussão. Sabe-se que um se chamaria Baltazar, era oriundo de África, mais concretamente do Golfo Pérsico, e teria cerca de 40 anos. Da Europa. da terra dos Caldeus, seria Belchior ou Melchior, homem com cerca de 70 anos, e da Ásia, da região montanhosa do Mar Cáspio, era oriundo o mais jovens deles, de seu nome Gaspar.
A Igreja determinou, certo dia, que os Magos que haviam seguido a estrela do Oriente até Belém, tinham de ser reis e em número de três, criando assim o mito dos Reis Magos que haviam oferecido ao Menino ouro, incenso e mirra, porque o ouro simbolizava a nobreza de Cristo, incenso porque representava a divindade de Jesus e a mirra, uma erva amarga que simbolizava os sofrimentos de Jesus Cristo ao longo da sua vida na terra.
Mas... quem seriam estes homens? Seriam eles sábios eruditos, como o nome indica? Seriam astrólogos, até porque seguiram a Estrela? Sejam eles quem sejam, fazem parte da história da Salvação... e sempre são mais credíveis que o Pai Natal... mesmo que este seja São Nicolau, como se tem apregoado aos quatro ventos.
Mesmo sem saber quem eles são... BOM DIA DE REIS!

Sem comentários: