quinta-feira, 29 de abril de 2010

O ÚLTIMO DESEJO...

O velho Padre Zé Maria, que durante anos havia trabalhado fielmente com os povos africanos de Angola e Moçambique, estava agora de volta a Portugal, mas veio de lá muito doente, encontrando-se moribundo no Hospital de S. José.
Depois de saír do coma, de repente ele faz um sinal à enfermeira, e esta aproxima-se .
- Sim, Padre? diz a enfermeira.
- Sabe, menina...eu desejava ver o Primeiro Ministro José Sócrates e o Ministro das Finanças Teixeira dos Santos antes que o Senhor me chame à Sua presença... - sussurrou o Padre.
- Acalme-se, Sr. Padre, que verei o que posso fazer. - responde-lhe a enfermeira.
Considerando o estado do Padre Zé Maria, de imediato ela se põe em contacto com o Palácio de S. Bento e falou com José Sócrates. E logo recebe a notícia de que ambos faziam muito gosto em visitar o Padre moribundo.
Quando iam a caminho do Hospital, Sócrates diz a Teixeira dos Santos:
- Eu nem sei porque é que o velho padre, que nem sei quem é, nos quer ver... mas certamente que isto irá ajudar a melhorar a nossa imagem perante a Igreja, o que é sempre bom. Depois da bronca dos crucifixos das escolas e do ensino da religião...
Teixeira dos Santos concordou com tudo o que Sócrates disse e acrescentou: - Andava cá a pensar se a crise não terá sido alguma excomunhão por causa dos impostos aos padres e às esmolas das missas... Isto vem mesmo a calhar!
Era uma grande oportunidade para o Governo da República, sendo até enviado um comunicado oficial à imprensa suscitado pela visita.
Quando chegaram ao quarto do Hospital onde o velho Padre agonizava, este pegou na mão de Sócrates, com a sua mão direita, e na mão de Teixeira dos Santos, com a sua esquerda. Fez-se um grande momento de silêncio, notando-se um ar de pureza e serenidade no semblante do Padre.
O Primeiro Ministro Sócrates disse então :
- Padre, porque é que fomos nós os escolhidos, entre tantas pessoas, para estar ao seu lado a assistir ao seu fim ?
O velho Padre, muito lentamente, diz-lhe:
-Sempre, durante toda a minha vida, procurei ter como modelo Nosso Senhor Jesus Cristo..
-Amém - disse Sócrates.
-Amém - disse Teixeira dos Santos.
E o Padre Zé continuou:
- Pois... como devem saber, Ele morreu entre dois ladrões, e eu queria fazer o mesmo...!!!'

Sem comentários: