sábado, 19 de junho de 2010

MORREU SARAMAGO - O IBERISTA

Nunca gostei de saramago, talvez pelo facto de ser uma infestante do milho. Poderá dizer-se que o Nobel da Literatura que ostenta o nome daquela planta também é uma infestante, não tanto pelo que escreve mas pela capacidade de se expandir por tudo o que é lado, através dos livros.
Esta é a erva saramago, uma infestante do milho.
Aquele escritor de "A VIAGEM DO ELEFANTE", livro que colocou a par de "O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO", para que não ficasse esquecido o "MEMORIAL DO CONVENTO", que havia sido levado na "JANGADA DE PEDRA" para resgatar os "LEVANTADOS DO CHÃO" que procuram desesperadamente por "CAÍM", a quem chamam "TODOS OS NOMES" desde que descobriram que este escreveu um "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA" a pensar como será Portugal ao comemorar "O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS"... apagou-se... é finito, lerpou... fechou os olhos... levou-o o diabo... faleceu... morreu... finou-se e tudo aquilo que queiram dizer dele!
Cá por mim entregou a alma a São Lenine e colocou-se sobre proteção de Staline, seus único Deus na terra!
Dele alguns afirmam tratar-se de um Português digno de enfileirar no rol daqueles que fizeram jus a um lugarzinho em Santa Engrácia... mas se ele nem gostava de santos, pois era ateu até à medula...
E também pergunto... o Panteão Nacional não é para patriotas de estirpe, os heróis, santos ou sábios que à Nação Lusitana deram o melhor de si mesmos? Quem renega a Pátria e a abandona melindrado porque um político não o deixou concorrer a um prémio por causa de um livro que foi considerado insultuoso para os Católicos Portugueses, merece ir para o Panteão.
Se alguém não gosta do nosso trabalho e o diz claramente, sem palmadinhas nas costas, não vamos abandonar a Pátria, difamando-a a ela e ao seu Povo como o fez o nosso Nobel!

JOSÉ SARAMAGO EXILOU-SE EM ESPANHA E POR LÁ DISSE QUE GOSTARIA DE VÊR PORTUGAL INTEGRADO NAQUELE PAÍS, QUE SE TORNARIA NA IBÉRIA, AFIRMANDO SENTIR ESPANHA COMO SUA PÁTRIA. TALVEZ ESTA A RAZÃO PORQUE QUIZ QUE AS SUAS CINZAS, APÓS A CREMAÇÃO, SEJAM DISTRIBUÍDAS POR LANZAROTE E A TERRA NATAL - A AZINHAGA DO RIBATEJO - FICANDO METADE PARA CADA LADO!

Sem comentários: