domingo, 20 de março de 2011

SÓCRATES... É O FILÓSOFO?

*POR FAVOR, CLICK PARA AUMENTAR*
Dizia um amigo meu, que não identifico porque a delação nunca foi um boa prática de vida, que Portugal é realmente um País invulgar na sua vulgaridade, onde o Povo consegue dar vivas a quem o põe nas ruas da amargura, dá o seu voto a quem o reduz à indigência, segue confiante de que o amanhã será melhor do que hoje... mesmo que seja apenas melhor para quem tem o seu cartãozinho de militante com as quotas em dia ou costuma utilizar o "yes, man" de forma subserviente perante aqueles que a determinado momento têm as rédeas da governação nas mãos, não importando a côr... desde que tenham o "tacho" defendido".
Fala-se como nunca se falou em crise... mas esta apenas atinge os mais desafortunados, os deserdados da sorte, que é madrasta má para quem não tens os cabedais necessários para enfrentar as faltas de pão na mesa, como está de se vêr! Os altos vencimentos auferidos por alguns são motivo de indignação para aqueles a quem vão "cortando" os parcos cêntimos que têm em mão para sobreviver, porque o Ministério que tutela as finanças portuguesas teima em cortar apenas àqueles que nada têm!
Já alguém se perguntou como há fortunas que se pagam a alguns gestores... que até nem se importam nada de ficar isentos nos cortes que os PEC do senhor Teixeira vão exigindo a cada um dos mais carentes... alguns dos quais, porque não recebem a devida remuneração para o trabalho desenvolvido, que vai enchendo os bolsos do patronato, vendem tudo o que juntaram durante uma vida de privações... até que vão caír nas malhas do Fisco, entram na situação de falência e vêem o resto dos seus bens penhorados... porque o Estado lhes não deu hipóteses de levantar a cabeça e viver com dignidade junto da família. Depois admiram-se que haja um crescendo de suicídios que não têm justificação.
Quem ouve o primeiro responsável pela governação acenar com o espantalho FMI, afirmando que a Oposição pretende governar com as regras deste organismo; quem ouça o PM afirmar que "agora sabe poderá dar-se mais qualquer coisinha, coisa pouca, às pensões"... de miséria que ele tem pago à maioria dos pensionistas, numa clara abertura da campanha eleitoral que está mais que certo irá acontecer antes do Verão; quem ouve o mesmo senhor dizer que irá negociar e está aberto a propostas, apenas depois de ter afrontado a Presidência da República, o Parlamento e os Portugueses, negando-lhes a comunicação das reformulações do PEC IV, que apresentou aos senhores da Europa... pois, para mal dos nossos pecados, foi um claro erro de lesa Povo o ter-se aderido à "la Gardere", como diria "o outro".
A Europa e a moeda única SÃO UM VERDADEIRO FLOP, e Zé Sócrates sabe disso. Aliou-se a Durão como forma de sacar dividendos para as suas cores políticas... pois Durão também sempre foi vermelhusco e jamais convenceu alguém que houvesse verdade na sua adesão à Social Democracia. Tem a alma por demais embebida de Maoísmo para que fosse credível não dar um ar da sua graça, depois de ter o tacho assegurado. É outro que não está para servir o País, mas para se servir a ele próprio.
E Zé Sócrates sabe disso! Não é em vão que se tratam por "Pá".
Não se pode estar a procurar culpados para o fracasso entre os 27, porque eles têm os seus problemas... e Sócrates criou os nossos! Quem pense que ele alguma vez se importou com o mal estar ou o bem estar do Povinho que o elegeu, desengane-se! Quem esteja atento aos seus discursos verá que nem só o Partido Comunista usou cassetes, porque também Sócrates tem o vídeo bem produzido. Os outros era o áudio... estes é o áudio e a imagem, pois quem compra na loja mais cara de Nova Yorque, onde um fato custa o vencimento de ano a um Português da classe média baixa... tenho a certeza que não preciso colocar mais produtos na montra.
O Partido do senhor Primeiro Ministro foi um pilar necessário para a conquista da democracia em Portugal... mas também está a ser o maior aliado da Governo na caminhada para a bancarrota... que se aproxima de Portugal a passos largos. Não basta ser bem falante, ter o dom de vender a "banha da cobra" como se propagandista de feira se tratasse. Realmente... se não tivesse tal dom, alguma vez conseguiria promover a venda do seu celebrado "MAGALHÃES"?
Antigamente era o hino da Mocidade Portuguesa que tinha por letra "Lá vamos, cantando e rindo/ Levados, levados sim/ pela voz de um som tremando/... lá vamos, que o sonho é lindo/...". Talvez agora Sócrates queira que o Povo cante e ria... para não chorar pela desgraça que lhe calhou em sorte: - ESCOLHERAM O P.M. POR TER O NOME DO FILÓSOFO... MAS ESTE SENHOR TEM UMA FILOSOFIA DE VIDA MUITO DIFERENTE, POIS ENGANA OS INCAUTOS QUE SIGAM O SEU CANTO DE SEREIA!
Acordar é preciso! Sócrates até colocou a União Europeia a vigiar as dívidas dos particulares! O Ministro da Presidência tem a lata de dizer que os outros estão sôfregos de poder... como se ele não estivesse preocupado por estar quase a perder o tacho.
Quando foi a Independência de Angola, jamais esqueço aquele bagageiro do aeroporto de Luanda que, a um português seu conhecido dos tempos coloniais, perguntou, de forma ingénuamente sincera: - "Patrão... gostavas de ir no 'Puto'! Aqui este coisa do 'independença'... sabes quendo acaba?". Apetece dizer o mesmo: QUANDO ACABA O REGA BOFE A QUE SÓCRATES CHAMA DE GOVERNAÇÃO?

Sem comentários: