sábado, 8 de março de 2008

POR VEZES...

---- ...ouvem-se coisas de espantar!
---- Quem esteja atento a tudo o que se coloca nos noticiários televisivos, nas notícias radiodifundidas ou nas páginas dos jornais, boletins informativos, pasquins, revistas das várias cores conhecidas, desde as côr-de-rosa às negras de breu, fica aflito com o que vê, ouve ou lê! E é nesse preciso momento que se concluirá estar o mundo doente, o que até é verdade, e não se conhece forma de cura, pois, como diria o outro: "FICA-TE MUNDO... CADA VEZ PIOR".
---- A insegurança de pessoas e bens é um dado adquirido, os crimes contra a propriedade, a todos os níveis, é uma realidade não escamoteável, a violência campeia, com laivos de crueldade que não se pensavam possíveis em Portugal... que até era conhecido como terra ordeira, bem comportada, onde apetecia viver ou passear. Os turistas ficavam deslumbrados com a nossa forma de ser e estar no mundo.
----No entanto, mercê da liberdade conquistada em 25 de Abril, começou a construir-se uma nova mentalidade no Povo. As portas do país abriram-se de par em par, escancararam-se, melhor dizendo, de modo que Schenguen permitiu a entrada a todo o bicho careta que se lembrasse de vir procurar em Portugal uma forma de encher os bolsos graças à ingenuidade de um Povo deslumbrado com a liberdade, que estava aberto ao embuste e à novidade vinda dos chamados "Países de Élite ", "Paraísos da Democracia", "Baluartes da Liberdade" e todos os epípetos que se usam para "fazer" a cabeça aos incautos.
---- Mas estranha-se haver uma evolução fantástica na formação de quadros policiais , a todos os níveis, havendo hoje mais Forças de Segurança que Militares, com melhores remunerações e que têm visto os seus equipamentos modernizados; há hoje vários "Serviços de Informação", onde antigamente apenas uma Polícia "metia o bedelho". No entanto as Polícias parecem não estar vocacionadas para a missão, a não ser que esta se destine a intimidar trabalhadores que se manifestam, multar condutores mal estacionados, bater em quem não tenha capacidade para se defender, de uma forma desproporcionada, como frequentemente se vê nas televisões.
---- Perante isto, apenas apetece perguntar: QUO VADIS, PORTUGAL?
---- Quem souber responder, que responda!

Sem comentários: