terça-feira, 18 de março de 2008

A SEMANA MAIOR...

--- Com a comemoração dos Ramos, no passado Domingo, inicia a Igreja Católica aquela que é, desde há muitos anos, chamada de Semana Maior. Nesta semana, vulgarmente conhecida como a Semana Santa, ficamos mais próximos dos acontecimentos que determinaram a Salvação do género Humano, pois aconteceu, durante a Última Ceia, instituir-se a Eucaristia, em que Cristo "resolveu" ficar entre nós, para sempre, feito um alimento perene para a humanidade . Transubstanciando o Pão e o Vinho no seu Corpo e Sangue, Cristo fez-se presença real e perene no meio de nós, pois cada vez que, no Santo Sacrifício da Missa, o Sacerdote repete os gestos daquela noite de Quinta Feira Santa, Cristo torna-Se em Alimento para a Vida Eterna!
---- Também é nesta Semana Maior que nos tornamos em participantes activos no Julgamento de Cristo, dado haverem sido os pecados do mundo que o pregaram na Cruz, naquela Sexta Feira da Paixão, lá no Gólgota! Não interessará agora dizer-se que não nada temos a vêr com o que aconteceu em Jerusalém há mais de 2.000 anos, naqueles tempos em que a Judeia era governada por Pôncio Pilatos, em nome de Roma. Tendo Jesus Cristo sido submetido à Paixão e Morte na Cruz por nossa Salvação, conforme as Escrituras... foi pelos pecados da humanidade que Ele deu a Vida. Logo... somos réus do Sangue de Cristo, que se dignou ser a nossa Páscoa, o Cordeiro de Deus imolado pelos pecados de todos os Homens. Somos, por conseguinte, coniventes nessa Morte... e a culpa perpetua-se enquanto não formos dignos do Sangue da Aliança, vertido por nosso Amor!
---- Mas é importante ser-se ressuscitado com Cristo, porque Ele venceu a Morte e subiu aos céus, ao terceiro dia, e só assim houve o resgate prometido a Adão e Eva, quando foi cometido o pecado original.
---- A Páscoa será um passo importante na conversão do Homem todo... mas para que tal aconteça é preciso dar testemunho de Cristo, ser d'Ele testemunhas sem medo de dizer, convictos, "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus."! Na catadupa de acontecimentos, uma certeza foi por nós adquirida: Aquele que disse "Eu sou a Verdade e a Vida! Ninguém vai ao Pai senão por Mim!" doou-se em holocausto para que os Homens tivessem esperança de uma vida em abundância, a caminho da Casa do Pai!
---- Será que o Homem do nosso tempo, que prodigaliza um mundo corrupto, de violência, com as mãos sujas do sangue de outros Cristos, porque inocentes, como Ele, que matam até no ventre materno, que são corruptos e vivem como outrora os habitantes de Sodoma e Gomorra, que não respeitam crianças e idosos, que têm vergonha de rezar ao Pai dos Céus, é digno do sacrifício de Cristo na Cruz?
Que possamos viver esta Páscoa na certeza de que somos "dignos das promessas de Cristo", que nos concederá a Sua Misericórdia, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários: