domingo, 24 de agosto de 2008

VAMOS CONTAR ANEDOTAS?

- Sabe-se agora porque brasileiro adora contar anedotas sobre os portugueses: É que assim distraem-se das anedotas do barbudinho Lula... que é o rei do anedotário nacional, superando largamente os alentejanos!
*
- António Ramalho Eanes, no tempo em que foi Presidente de Portugal, realizou uma visita oficial a Inglaterra. Durante a visita, foi dar um passeio de coche por Londres, sendo acompanhado pela Rainha Isabell II. Nesse passeio, um dos cavalos "descuidou-se" e deu um enorme peido. A Rainha, bastante incomodada com a ocorrência, corou e disse ao ilustre visitante português, com o seu magnífico sotaque inglês: - " Sorry... Desculpe, Senhoorr President...."
Ramalho Eanes, com a sua habitual fleuma, respondeu à Rainha: - "Não faz mal... Majestade... Eu até pensava que tivesse side o cavalo! ".
*
- Determinado cidadão português sempre sonhou com uma casa com vistas para o Tejo. Um dia conseguiu, finalmente, adquirir umas águas-furtadas numa das colinas de Lisboa, que se prestava para fazer cumprir esse sonho. Mas... azar dos azares, uma das assoalhadas não tinha qualquer janela para a rua.
*
- Pediu a um arquitecto amigo para que este lhe fizesse o projecto e o entregasse na câmara de Lisboa, visando obter a respectiva licença para a obra.
*
- O amigo lá o dissuadiu desse projecto, alegando que iria demorar bastantes meses, ou talvez anos, até vir a obter a licença, porque o mais certo seria, no final, a Câmara negar a autorização para a obra.
*
- No entanto, prometeu-lhe o amigo, iria resolver-se o problema.
*
- Numa sexta-feira, ao fim da tarde, uma equipa de pedreiros foi à referida casa, escopros à parede e eis aberta a janela, sendo então colocados os vidros e pintada a fachada. Terminado este trabalho, o arquitecto tirou algumas fotografias ao exterior, mostrando o alçado onde se via patente a nova janela e entregou um pedido à CML, solicitando que fosse permitido ao proprietário FECHAR a dita cuja janela.
*
- Passados alguns meses, chegou a resposta avassaladora: invocando uma caterva de números de artigos provenientes dos mais diversos códigos, Regulamentos e Posturas municipais, Regulamento Geral de Edificações Urbanas, etc...etc... os serviços da câmara comunicavam ter sido indeferida a pretensão do proprietário de fechar a janela!...
*
- Foi assim que o dono da casa, não só ganhou uma janela nova, como ficou com toda a argumentação jurídica para rebater alguém que, futuramente, se atrevesse a vir dizer-lhe que teria de fechar a janela!

Sem comentários: