- Um Deputado vai a andar tranquilamente pela Calçada da Estrela quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de caras com São Pedro logo à entrada.
- "Bem-vindo ao Paraíso!", diz-lhe São Pedro. "Antes de entrar, há um problemazito a resolver. Raramente vêmos Deputados parlamentares cá por estes lados, sabe isso tão bem como eu, pelo que não sabemos ainda o que vamos fazer consigo".
- "Não vejo qualquer problema, basta só deixar-me entrar", diz o antigo Deputado.
-"Eu bem gostaria que fosse assim, mas tenho ordens superiores... mas vamos lá fazer o seguinte: O senhor vai passar um dia ao Inferno e passa um dia no Paraíso. Depois dessa experiência, pode escolher onde irá passar a sua eternidade".
-"Não vai ser preciso, pois já resolvi. Eu quero ficar no Paraíso", diz o Deputado.
- "Desculpe lá, mas aqui temos as nossas regras."
- Posto isto, São Pedro acompanhou o parlamentar até ao elevador e ele lá desce, desce, desce até que chega ao Inferno. A porta abriu-se e ele vê que está no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo vê-se o clube, onde estão todos os seus amigos do partido e outros políticos com os quais chegou a bater algumas sonecas no emicículo. Todos tinham um ar de estar muito felizes. Todos elegantemente vestidos com o traje social.
- Foi cumprimentado, abraçado, tocado, felicitado... e logo começaram a falar dos bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogaram umas descontraídas partidas de sueca e foram empanturrar-se a comer lagosta e caviar, bem regado com vinhos de belíssimas castas. Quem também estava presente era o Diabo, que mostrava ser um tipo bastante amigável, que passava o tempo todo a trazer-lhes belíssimas garotas, de pele divinal. E eles divertiam-se tanto que, antes que ele percebesse bem onde estava, já eram horas de se ir embora. Todos se despediram dele com muitos abraços e ficaram a acenar-lhe enquanto o elevador subia.
- Ele subiu, subiu, subiu e porta abriu-se outra vez. São Pedro lá está à espera dele. É chegada a vez de visitar o Paraíso. Ele vai passar 24 horas junto a um grupo de almas muito contentes, que se deslocam de nuvem em nuvem, a tocar harpas e a cantar hinos. Corre tudo muito bem, mas antes que ele se aperceba, o dia acaba e São Pedro volta e pergunta-lhe.
- " E então? Você passou um dia no Inferno e outro no Paraíso. Agora tem de escolher a sua morada eterna."
- Ele pensa durante um minuto e sem hesitar responde a S. Pedro:-"Olhe, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."
- Triste com a escolha, São Pedro leva-o de volta ao elevador e ele desceu, desceu, desceu até chegar ao Inferno. A porta abriu-se e ele dá consigo no meio de um enorme terreno baldio, cheio de lixo. Ele viu todos os seus amigos vestidos com roupas rasgadas e sujas, a catar o entulho que colocavam em sacos pretos. O diabo vai ao seu encontro e coloca o braço no ombro do Deputado.
- " Não estou a perceber...", - gagueja o Deputado, atónito - " Ainda ontem eu estive aqui e havia um magnífico campo de golfe, um clube, comia-se lagosta e caviar, e nós dançámos com lindas miúdas, tivémos divertimento durante todo o tempo que por cá passei. Agora vejo-me apenas neste fim de mundo cheio de lixo e encontro os meus amigos completamente arrasados!!!"
O Diabo olhou para ele, sorri-lhe, ironicamente, e diz-lhe :-" Então você é dos que acredita em promessas? Aquilo que ontem viu aconteceu porque estávamos em campanha promocional. Agora, não precisamos mais de fazer campanha, porque já conseguimos o seu voto..."
Sem comentários:
Enviar um comentário