sexta-feira, 8 de outubro de 2010

UMA QUESTÃO DE ORDENHA...

Sempre tive algumas dúvidas sobre a letra da canção "GRANDOLA, VILA MORENA", não porque possa ter havido algum erro poético na mesma, mas porque Portugal é um País que ainda não há muito o Mundo conhecia como dos "mais ricos" em iliteracia do seu Povo... que para semear batatas e podar as vinhas não precisava de saber ler ou escrever. Precisava, isso sim, de bons braços e vontade de trabalhar.
Mas, perguntarão, que tem a iliteracia a vêr com a canção do Zé Afonso? Eu peço humildemente desculpa, mas... ele escreveu "O POVO É QUEM MAIS ORDENA..." ou "O POVO É QUEM MAIS SE ORDENHA", considerando que os Governos da República Portuguesa não param de fazer escorrer o leite para os baldes mais convenientes... que não são os do Povo mas dos que dizem governar esta coisa chamada Portugal.
Depois é caso para perguntar qual a moral no Despacho nº. 26371/2009, que tem o seguinte texto:
.
"Exonero, a seu pedido, por ir exercer outras funções públicas, a licenciada Paula Alexandre Cunha Coelho Ferreira das funções de secretária pessoal do meu Gabinete, ao abrigo do disposto no nº. 1 do artigo 3º. do Decreto-Lei nº. 322/88, de 23 de Setembro, sendo-me grato evidenciar a forma extremamente leal, competente e dedicada como desempenhou aquelas funções, bem como as excelentes qualidades pessoais e profissionais.
Este despacho produz efeitos a 30 de Outubro de 2009.
4 de Novembro de 2009 - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. 31222009"
. Ora a referida licenciada havia sido nomeada para o cargo 4 dias antes, pelo Despacho nº. 26370/2009, que tinha dizia:

."Nos termos e ao abrigo no nº. 1 do artigo 2º. e no nº. 1 do artigo 3º. do Decreto-Lei nº. 322/88, de 23 de Setembro, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº. 45/92, de 4 de Abril, nomeio a licenciada Paula Alexandre Cunha Coelho Ferreira para exercer as funções de secretária pessoal do meu Gabinete, em regime de comissão de serviço. Este despacho produz efeitos a 26 de Outubro de 2009. 4 de Novembro de 2009 - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. 31262009" .

Não sei qual a relação da licenciada em causa com o Partido do Primeiro - Ministro, se é familiar de algum dos impolutos quadros dirigentes desse Partido... se foi mais um dos favores tão característicos do inefável Primeiro Ministro, como prova de gratidão por qualquer manigância das que lhe são atribuídas, mas brada aos céus a facilidade com que chama a si as atenções ao produzir NO MESMO DIA, dois despachos sobre o arranjinho que está mais que evidente... e há o facto de na exoneração deixar a ideia de um "quase" louvor às excelsas qualidades da senhora, que não se põem em causa mas causa alguma desconfiança.

Há quem não esqueça como o Partido livrou a cara ao Dr. Paulo Pedroso...

Sem comentários: