sábado, 5 de novembro de 2011

FÁTIMA... E OS VENDILHÕES DO TEMPLO!

O "CORREIO DA MANHÃ" de hoje publica uma notícia de choque: A Reitoria do Santuário de Fátima mandou despejar uma senhora idosa de 80 anos, da casa onde vive.
E conta a história em poucas palavras: A idosa, Laurinda Oliveira, junto com sua irmã Maria Oliveira, fundaram em Fátima a "CASA DAS GAIATAS", que era a versão feminina da Casa do Gaiato do saudoso Padre Américo.
Durante muitas décadas, deu o melhor de si mesma em prol da Instituição. Em 1994 foi o imóvel onde esta funcionava no apoio a meninas órfãs e abandonadas, doado pelas duas irmãs ao Santuário, ficando expressa a condição de a Maria Oliveira ficar com o usufruto perpétuo de um anexo onde ela e a irmã Laurinda ficariam a residir, mas a Maria veio a falecer em Maio de 2008 e o usufruto estava apenas em nome dela. Quatro meses após o falecimento o Santuário pediu o despejo, o que se compreende e aceita porque o País está em crise e o Santuário precisa daquele espaço para recolher algum sacerdote pobre, daqueles que não tiveram a sorte de ter papalvos a doar os seus bens a quem não dá uma casca de maçã a alguém necessitado, porque apenas aprenderam o "VENHA A NÓS..." do Pai-Nosso.
O Bispo de Leiria-Fátima, que até tem Marto no nome, talvez para que alguém se convença ser ele o herdeiro natural dos Pastorinhos da Cova da Iria, devia corar de vergonha com aquilo que está a fazer à pobre senhora, mas ele não se importa que ela tenha ou não 80 anos e 40 Euros de reforma, vivendo da caridade dos verdadeiros cristãos, dos bons Samaritanos que ainda há neste País. É assim que uns lhe fornecem ajuda alimentar, outro fornece-lhe a luz, porque o Santuário mandou cortar a electricidade da casa, outros vão levar-lhe água, pelo mesmo motivo... mas o Santuário é superior a isso tudo, chegando ao ponto de exigir que a senhora pague os anos que viveu na casa, que ela e a irmã doaram ao Santuário!
Quem poderá estar de acordo com esta arbitrariedade ? O Bispo da Diocese? O Reitor do Santuário? Não lhes basta o tesouro que já têm em ouro e pedrarias, em casas, terras e outras mordomias? Qual o Cristo que eles seguem? Será o da IURD, porque é o único conhecido pela apetência pelos bens de outrém!
Será que tudo o que o Santuário diz ser seu foi adquirido do mesmo modo? E isto será a receita que encontraram para aumentar a fé dos fiéis que demandam o Santuário? É triste o que agora veio a lume, mas não é caso virgem na Cova da Iria acontecerem coisas que apenas nos levam a pensar ser pertinente a nova vinda de Cristo à terra, e no Santuário de Sua Mãe terá de voltar a pegar no chicote e correr os novos vendilhões do Templo, dizendo-lhes: "IDE-VOS CANALHAS, POIS AQUI  É A CASA DE ORAÇÃO DE MINHA MÃE E NÃO UMA CASA DE NEGÓCIOS"!   

2 comentários:

Anónimo disse...

parece impossivel e é lamentavel. Infelizmente temos no pais gente ligada à igreja, injustos.

Anónimo disse...

É o exemplo que a igreja dá aos fieis: desumanismo... Afasta-se muita gente por estes exemplos. É incrivel na igreja acatólica aconteceram coisas repudiantes